PLEs

Bibliografia Anotada 2

M. van Harmelen (2008): Design trajectories: four experiments in PLE implementation, Interactive Learning Environments, 16:1, 35-46.

Disponível em http://dx.doi.org/10.1080/10494820701772686. Acedido em 7 de dezembro de 2012.

Harmelen começa por reconhecer que o desenvolvimento de um Personal Learning Environment (PLE) confere aos aprendentes, considerados como autónomos e independentes, poder sobre a sua própria aprendizagem (caracterizada como “self-directed”), postulando que os PLEs fazem parte de um “learning ecosystem”.

Harmelen descreve neste artigo quatro experiências de implementação de PLEs (na Universidade de Manchester), com diferentes arquiteturas e funcionalidades interativas:

  • The Manchester PLE/VLE Framework
  • A lightweight browser-based PLE
  • Two Social software approaches: Strawberry; mPLE.

e destaca os aspetos positivos e negativos encontrados ao longo da implementação, sem deixar de manifestar a sua preferência por interfaces baseadas em browsers para PLEs sustentados em serviços de networking social, opção que suporta as aprendizagens socio construtivistas e construtivistas.

Nas conclusões Harmelen afirma: “While reflection is widely discussed as a desirable skill for learning, it remains hard to teach (…).” E pergunta: “Can we build PLEs that truly enable the growth of reflective skills and other metacognitive skills, and thus enable the growth of self-directed learners? Until this ability is realized PLEs will not achieve their full potential as an enabling technology.”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s